segunda-feira, 26 de março de 2012

Gato por lebre (ou bacalhau por frango)


Um dia desses passei no supermercado (pra variar com pressa) para comprar esses saquinhos de frango que já vem desfiado. Utilizando da praticidade masculina, passei no setor de frios, escolhi rapidamente o pacote e fui (morto de fome) para casa. Chegando em casa a grata surpresa: o frango na verdade, era bacalhau. Após passar o período de raiva (passional), entrei numa de analisar os fatos racionalmente e, como designer, percebi que as embalagens possuem uma semelhança tremenda, principalmente as fotos dos dois produtos desfiados, o que dificulta uma rápida diferenciação (talvez o que mais diferencie seja o ícone de um frango e um peixe na parte superior direita da embalagem, conseguem ver?).
Cada dia que passa, mais e mais produtos chegam às gôndolas, enquanto nosso tempo para escolha diminui, chegando a segundos. Sendo assim, será que não houve um erro na programação visual das embalagens? Bom, sei que não é o forte de nós homens ficarmos horas e horas analisando e comparando produtos nos supermercados, as mulheres tem o cérebro mais desenvolvido para esta atividade; tampouco sou o dono da verdade, pode ser que todo mundo consiga ver diferenciação nas embalagens e eu não, porém, grandes marcas e grandes escritórios de design / agências de propaganda devem ter um cuidado imenso para que os consumidores não acabem levando gato por lebre ... quer dizer, bacalhau por frango e, no lugar do paladar saboroso, sintam um gosto bem salgado na boca.

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